quarta-feira, 31 de maio de 2017

Bairro Bahia Velha

BAHIA VELHA 

De acordo com alguns moradores, o bairro Bahia Velha situado no Terceiro Eixo Ocupacional de Rio Branco, destinava-se à extração de seringa e criação bovina, sendo chamado de Seringal Progresso. Enquanto tratava-se de uma área particular, a localidade não acomodava "inquilinos", a não ser os trabalhadores necessários para os afazeres necessários ao funcionamento do seringal. 

Os primeiros ocupantes do local que se tornaria o bairro Bahia Velha chegaram por volta de 1957, sendo um número bem reduzido de pessoas. Cerca de oito famílias, começaram a modificar o ambiente ocupacional e geográfico da região, uma vez que vinham dos mais diversos locais e pelos motivos mais variados. 

As primeiras famílias que passaram a viver no local eram, em sua maioria, vindas de outros municípios acreanos, tais como: Sena Madureira, Xapuri e Tarauacá, além de algumas fazendas mais próximas de Rio Branco. Estas pessoas que aqui chegaram iniciando o processo de povoamento local, o fizeram em grande parte, pela falta de oportunidades de voltar para suas cidades. 

Ao virem para Rio Branco, vendiam o pouco que tinham para vir  tentar uma nova vida, por isso, a falta de um trabalho que lhes permitisse unia fonte de renda estável para que pudessem      voltar para o município de origem foi um dos fatores que contribuíram para que os moradores fossem ficando no local. Diante da impossibilidade de retornar, levando algum dinheiro que auxiliasse na manutenção da sua família ou na compra de algum imóvel, por mais simples que fosse, além da falta de emprego e de moradia, é que decidiram se "aventurar" em uma nova situação que lhes rendia mais esperança. 

Alguns desses moradores decidiram mudar de sua antiga moradia por vontade própria. A insatisfação com o local ou o desejo demorarem outro lugar que fosse seu os levou a procurar um novo ambiente para viver. Contudo, muitos dos que chegaram ao bairro traziam consigo histórias tristes, de circunstâncias que os forçavam à mudança, algumas dessas histórias estão ligadas à expulsão dos antigos seringais onde moravam ou da invasão de grileiros nas terras que habitavam. 

Entretanto a expansão da população formadora do então bairro Bahia velha, iniciaria sua jornada de maneira mais ativa entre os anos de 1971 a 1983. Muitos mudaram-se para o bairro pelos mais diversos motivos, que iam desde acompanhar suas famílias para, dar a chance de estudo aos filhos, até a busca por melhores condições de vida. 

Origem do nome do Bairro Bahia


Segundo pesquisadores, o bairro Bahia recebeu este nome em homenagem ao Senhor Baiano, conhecido como Bahia. Ele viveu no no local quando ainda era segingal. Viveu ali por muitos anos e era muito querido e procurado por vizinhos. Foi curandeiro dos bons, para todo tipo de mazela. Depois de sua morte, seus amigos e vizinhos resolveram homenageá-lo colocando seu nome na colocação, hoje bairro Bahia.


FOTOS DO BAIRRO



Oficina do Hélio



Posto do Bob.

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário